Posted by
Dicas, Produtos

 

PLATAFORMA NIVELADORA DE DOCAS – EMBUTIDA


As embutidas são comumente utilizadas onde não há um grande espaço de manobras para os caminhões, além disso onde existe a necessidade do controle da troca térmica entre a parte interna e externa do galpão, geralmente ambientes resfriados.

Ao mesmo tempo a plataforma embutida serve como parte do galpão, pois quando fechada, recolhida, fica nivelada com o piso sendo possível passar com os jacarés ou empilhadeiras. Para as niveladoras embutidas encontramos dois tipos principais de acionamentos:

  • Eletro-hidráulico (acionada por comando elétrico);
  • Mecânica manual por contrapeso (esforço para acionar em torno de 10kg).

O desenho técnico do fosso muitas vezes não é fornecido pela empresa que fabrica as niveladoras. Procure um fabricante de plataformas niveladoras de docas que ofereça o desenho técnico detalhado do fosso, identificando os pontos de energia, escoamento da água acumulada numa possível chuva com vento e dimensões detalhadas incluindo as tolerâncias. Sem dúvida, isso facilitará na hora de instalar a niveladora e evitar futuras dores de cabeça.


PLATAFORMA NIVELADORA DE DOCAS – AVANÇADA


Tipos de niveladoras de docas avançadas

As niveladoras avançadas são mais baratas e de fácil instalação, pois não exigem fosso (como as embutidas) e encontram-se em quatro tipos principais de acionamento:

  • Mola gás (manual 10kg de esforço)
  • Hidráulico manual (se assemelha ao acionamento de uma transpaleteira manual)
  • Mecânica manual por contrapeso
  • Eletro-hidráulico

É muito importante antes de se construir um galpão, observar quais os tipos e alturas dos caminhões que as docas receberão e o tamanho do pátio de manobra.
Visto que, por vezes esses detalhes não são observados e é preciso projetar plataformas maiores que o convencional para compensar tamanha diferença entre um galpão e o caminhão ou projetar âncoras de fixação especiais, o que acaba encarecendo o equipamento.

Fator de segurança, indicação de inclinação máxima para plataforma niveladora de docas

Transpaleteira manual “jacaré”: 5 a 8% de inclinação.
Transpaleteira elétrica e empilhadeiras patoladas: 8 a 12% de inclinação.
Empilhadeiras contrabalançadas: 12 a 15% de inclinação.

Como calcular o percentual de inclinação da niveladora de doca
Para saber o grau de inclinação da sua niveladora basta dividir o comprimento da plataforma pela diferença que há entre o caminhão e a doca.

Exemplo: para uma plataforma de 2.000mm de comprimento | com diferença de nível de 200mm, o desnível será de 10% (2.000/200).

Essa inclinação é muito importante para não engessar a operação, desgastar precocemente os equipamentos ou até danificar o equipamento, além de ter um esforço maior do operador, podendo até ocasionar afastamento por lesão causado pelo esforço repetitivo.

O fator pêndulo e o fator gangorra no carregamento de cargas.

Os dois fatores mais conhecidos no carregamento de cargas é o fator gangorra e o pênduloGangorra quando o carro transportador se prende, se “tranca”, na plataforma porque há um aclive ou declive muito acentuado. O fator pêndulo se dá quando o palete é muito alto e o operador faz um esforço muito grande para vencer o forte desnível e faz com que a carga trabalhe, muitas vezes vindo a cair parte da carga. Definido a altura da doca, tipo de plataforma e carro transportador, é preciso identificar o peso da carga que somada com o carro transportador chegará a capacidade de carga ideal do equipamento. Sendo que as mais comuns são 2, 4 e 6 toneladas, porém pode-se fabricar equipamentos com capacidade de carga mais altas de acordo com a necessidade do cliente. Outrossim, a parte da pintura também é importante. Quando se trata de um galpão para congelados, a área da doca é uma antecâmara. Assim sendo é indicado o uso de equipamentos galvanizados a fogo (batelada), onde a durabilidade será maior devido a proteção do zinco.

Quando aplicar mesa doca / plataforma pantográfica?
Certamente, em galpões onde se recebe caminhões grandes e vans pequenas, o ideal é operar com Mesa Doca (mesa ou plataforma pantográfica). Esse equipamento é ágil e acessa qualquer altura de caminhão ou van. O conjunto pantográfico desta plataforma permite vencer níveis muito grandes com facilidade e segurança. Contudo necessita ser estudada, pois muitas vezes exige fosso para embutir o conjunto pantográfico. Decerto é um equipamento com um investimento mais alto, sendo aconselhável o uso onde a diferença é grande entre a área interna e externa da doca, e alturas muito variáveis dos caminhões. Analisando previamente esses dados, certamente terá facilidade na hora de adquirir uma niveladora de docas e evitará improvisos que poderão encarecer o investimento, além de tornar mais fácil a operação de carga e descarga de materiais. Opte por empresas comprometidas em fabricar equipamentos duradouros e que prezam o pós vendas.

Caso você tenha alguma dúvida sobre plataformas niveladoras de docas fale com a nossa Equipe, estamos aqui para ajudar!

FONTE: https://empilhando.com.br/niveladora-doca/